Cards IPessoas



Cards IPessoas

Para que servem os Cards?

Os Cards são materiais informativos elaborado pelo Insper Pessoas com o objetivo de simplificar o entendimento sobre algumas políticas e processos de RH.

Como usar os cards?

Os Cards funcionam como um guia. Você verá instruções para etapas de processos, detalhes sobre os benefícios e assuntos gerais do Insper Pessoas.
Clique no tema desejado e leia as informações resumidas do assunto. Para saber mais, basta clicar no link do final da página sobre o tema.

Quais são os temas dos Cards?

Os temas dos Cards são os assuntos tratados pelo Insper Pessoas, como:

Ícone amarelo com três pessoas, homens e mulheres

Recrutamento e Seleção

Processo seletivo

Público: gestores

  1. Verifique a disponibilidade do headcount em orçamento. Importante: caso seja um aumento de quadro, será necessário aprovação prévia do Comex.
  2. Em seguida, entre em contato com o business partner (BP) que atende sua área para formalizar a abertura da posição e agendar o alinhamento de perfil.
  3. Início do processo de Onboarding.

Diagrama das 7 etapas do processo seletivo

Movimentação interna

Público: colaboradores

  1. Acompanhe as oportunidades internas na página institucional Trabalhe Conosco.
  2. Caso você tenha interesse por alguma posição, verifique se seu estágio de carreira e tempo de casa (mínimo de 1 ano) permitem que você se inscreva para o processo.
  3. Preencha o formulário de inscrição “Recrutamento Interno”.
  4. Converse com o seu gestor sobre seu interesse na vaga e os benefícios que isso trará para sua carreira. Se ambos estiverem de acordo, entregue o formulário ao RH.
  5. Acesse a página Trabalhe Conosco e aplique para a vaga desejada.
  6. Pronto! Aguarde o Insper Pessoas iniciar o processo e entrar em contato com você.
Ícone verde de um coração

PulsAção: vida com qualidade e benefícios

Gympass

Público: colaboradores

  1. O Gympass é um aplicativo que permite acessar academias em todo o país e no mundo através de uma assinatura mensal.
  2. O Gympass garante acesso a academias, aulas de ioga e outras modalidades de saúde e bem-estar. Você poderá optar por planos flexíveis de acordo com a sua rotina e necessidades.

Como usar

  1. Para que você possa usar o Gympass é preciso ser membro da Vitta. Caso você não seja membro ou não tenha certeza se já ativou o benefício, mande uma mensagem para a Vitta clicando aqui
  2. Você precisa se cadastrar no Gympass, isso pode ser feito no site ou pelo aplicativo (Android e iOS).
  3. Em seguida, clique em “Entrar” e preencha o campo com o seu e-mail Insper, avance e clique em “Esqueceu sua senha”. Um link será enviado para a caixa de entrada do seu e-mail institucional e, clicando nele, você poderá definir uma senha.
Qualquer dúvida
entre em contato com o Insper Pessoas pelo e-mail: ipessoas@insper.edu.br.
Folga de Aniversário

Público: colaboradores

  1. A folga de aniversario é um dos benefícios oferecidos pelo Insper a quem trabalha na instituição é a folga de meio expediente no dia do aniversário. Para usufruir do benefício, seguir as etapas.
  2. A folga compreende meio expediente, ou seja: 4 horas diárias para celetistas e 3 horas diárias para jovens-aprendizes e para quem faz estágio.
  3. Para solicitar o benefício, alinhe previamente com a gestão da sua área.
  4. Pessoas que realizam marcação de ponto precisam, indispensavelmente, solicitar o abono referente às horas da folga no Portal de Pessoas

O Insper deseja que a sua comemoração seja a melhor possível!

 

Qualquer dúvida
entre em contato com o Insper Pessoas pelo e-mail: ipessoas@insper.edu.br.
Seguro saúde

Público: colaboradores

  1. Benefício oferecido para colaboradores em regime CLT por contrato indeterminado.
  2. Benefício concedido ao titular e seus dependentes legais, divididos em três planos de acordo com o estágio de carreira.
  3. Utilização nas redes credenciadas ou por solicitação de reembolso.
  4. A coparticipação é descontada na folha de pagamento mediante a utilização do benefício, e os percentuais são definidos conforme o tipo de plano atrelado ao plano de carreira.
Saiba Mais!
Acesse a intranet.
Plano odontológico e farmacêutico

Público: colaboradores

Plano Odontológico
  1. Benefício oferecido para colaboradores de regime CLT por contrato indeterminado.
  2. O benefício oferece cobertura para consultas e procedimentos básicos da saúde bucal.
  3. Disponível para titular e dependentes.
  4. Utilização somente na rede credenciada.
  5. Não possui valor de desconto na folha ou coparticipação por uso.
Plano Farmacêutico
  1. Benefício oferecido para colaboradores de regime CLT por contrato indeterminado.
  2. O benefício oferece cobertura de R$ 150,00 mensais (não acumulativos) para o titular e cada dependente.
  3. Válido para compra de medicamentos com prescrição médica.
  4. Possibilidade de solicitar a entrega de medicamento de uso contínuo em sua casa, por meio do aplicativo ou outros meios de comunicação.
  5. Consulta do número da carteirinha, redes de aceitação e extrato de utilização pelo aplicativo Farmaseg ou site.

http://corporativo.insper.edu.br/wp-content/uploads/2020/09/tabela-coparticipacao.png

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Programa de gestantes

Público: colaboradores

  1. O programa de gestante está disponível para que os colaboradores sintam segurança neste momento de muitas mudanças.
  2. Após a confirmação da gravidez, pedimos que envie o exame com a confirmação para o Insper Pessoas. A orientação também é válida para as esposas dos colaboradores homens.
  3. Período de Licença:
    • Para a mamãe, serão 120 dias corridos após o nascimento do bebê ou entrega do atestado de licença-maternidade.
    • Para o papai, serão 10 dias corridos após o nascimento do bebê.
    • Em casos de adoção, serão aplicadas as mesmas regras para homens e mulheres que vierem a adotar ou obter a guarda judicial.
  4. Férias
    • Se deseja emendar as férias com a licença, verifique junto ao Insper Pessoas se existe período de gozo.
    • O planejamento deverá ser realizado antes da solicitação de licença.
  5. Entrega de documentos
    • Entregar ao IPessoas a certidão de nascimento em até 15 dias, após o nascimento do bebê. As mães colaboradoras devem entregar a declaração médica que indica os dias de afastamento da licença-maternidade.
  6. Benefícios
    • A solicitação de inclusão dos benefícios é realizada após a entrega da certidão de nascimento. Enquanto a numeração do cartão do bebê não estiver disponível, as consultas poderão ser realizadas por meio do cartão da mãe.
  7. Retorno ao Trabalho
    • O Insper Pessoas entrará em contato para agendar o exame de retorno ao trabalho. Esse processo deverá acontecer mesmo que as férias estejam agendadas. O exame comprova que a colaboradora está apta para o retorno das atividades.
  8. Horário da Amamentação
    • Até o bebê completar 6 meses de vida, a mãe terá dois períodos de 30 minutos para amamentação (chegando mais tarde ou saindo mais cedo) ou um período de uma hora. As opções deverão ser negociadas com o gestor.
  9. Espaço de Lactação
    • O espaço oferece conforto, privacidade e segurança para a mãe retirar e armazenar o leite em frascos previamente esterilizados para retirar no fim do expediente.
    • Não é necessário o agendamento. Para a utilização, pedir a chave na recepção.
Vitta a Bordo

Público: colaboradores e cônjuges de colaboradores

  1. A Vitta criou um canal de comunicação e acompanhamento que atende 24 horas, sete dias por semana.
  2. O contato inicial é feito de acordo com a disponibilidade e interesse da gestante com o objetivo principal de acolher, levantar dados de saúde e mapear risco da gravidez.

Organograma em 6 etapas da Jornada Mínima da Gestante do Acolhimento ao 6º contato

  1. Quais são os benefícios de aderir ao programa?
    • Suporte e apoio para dúvidas burocráticas.
    • Reconhecer e monitorar fatores de riscos gestacionais.
    • Acompanhar a evolução da gestação e período puerperal.
    • Estimular adesão ao pré-natal e exames gestacionais.
    • Estimular o parto normal e aleitamento materno.
    • Orientar sobre as alterações gravídicas, físicas e mental
    • Atividades educativas para a mulher e família.
Seguro de vida

Público: colaboradores

  1. O Seguro de Vida é contratado pelo Insper para que você e sua família tenham segurança e possam contar com auxílio em um momento difícil.
  2. É destinado ao colaborador ou familiares quando houver falecimento ou em ocorrências que estejam dentro das condições de coberturas e indenizações.
  3. O titular pode indicar beneficiários para receber o pagamento do capital segurado. Para isso, é necessário o preenchimento do formulário Designação dos Beneficiários.
  4. O seguro também oferece serviço de assistência funerária, que deve ser acionado pela Central de Atendimento quando necessário.
Protocolo Covid-19

Público: alunos, professores e colaboradores

  • O Insper conta com o Espaço Saúde Insper, em parceria com a Mantris. O ambulatório está localizado no Prédio 1 (térreo).
  • Nossa equipe de enfermeiros e médicos pode ser acionada pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 17h.
  • O atendimento também pode ser feito pelo telefone (11) 4504-5468 ou pelo e-mail ambulatorio@insper.edu.br.
  1. Teste RT-PCR positivo:
    • Contato imediato com ambulatório pelo telefone (11) 4504-5468 ou pelo e-mail ambulatorio@insper.edu.br.
    • Afastamento por 14 dias.
    • Afastamento para os que tiveram contato com a pessoa infectada por mais de 15 minutos com menos de 1,5 metro de distância.
    • A escola avisará por e-mail a turma e o professor que tenham tido contato com a pessoa infectada.
    • Caso alguém do grupo apresente sintomas, avise o ambulatório imediatamente.
  1. Sintomas sugestivos da doença (febre, tosse, falta de ar e ausência do paladar e do olfato):
    • Não comparecer fisicamente à escola.
    • Entrar em contato com ambulatório pelo (11) 4504-5468 ou ambulatorio@insper.edu.br.
  1. Sintomas sugestivos, mas ainda não procurou atendimento médico:
    • Contato imediato com nosso ambulatório pelo (11) 4504-5468 ou ambulatorio@insper.edu.br para afastamento e monitoramento até realização do teste RT-PCR.
    • Se testar positivo, respeitar 14 dias de afastamento (o ambulatório fará o monitoramento durante esse período).
    • Se testar negativo, após retorno com ambulatório, fique 7 dias afastado antes de retornar.
    • Se perceber que um colega apresenta sintomas (febre, tosse, falta de ar e ausência do paladar e do olfato), fique à vontade para informar nosso ambulatório!
  1. Pessoas que coabitam com confirmados:
    • Recomendado: quarentena voluntária (seguindo com as atividades remotas).
    • Monitoramento dos sintomas.
    • Em caso de sintomas, entre em contato com ambulatório pelo (11) 4504-5468 ou ambulatorio@insper.edu.br.
Atendimento psicológico
Público: colaboradores
Disponibilizamos alguns modelos para receber atendimento psicológico:

  1. Atendimentos pelo Seguro Saúde Bradesco:
    • É necessário ir a uma consulta médica e solicitar encaminhamento ao psicólogo.
    • Em seguida, agendar o atendimento e escolher a modalidade presencial ou online, por psicólogos credenciados à rede Bradesco.
    • Acesse a intranet para verificar a lista com as principais Clinicas Psicológicas da Vila Olímpia e psicólogos que estão atendendo online.
  1. Atendimentos pelo Seguro Saúde Bradesco:
    • Encontramos alguns projetos de psicólogos que atendem online e gratuitamente.
    • Cada projeto tem uma especificidade de horário ou público-alvo.
    • Os links de acessos estão disponíveis na intranet.
  1. Atendimento pelo Espaço de Fala – Insper:
    • Preencha o formulário de inscrição e a equipe do Insper Pessoas entrará em contato para realizar o agendamento.
    • O atendimento é realizado por psicólogos da equipe do Insper Pessoas, mas não caracterizado como psicoterapia.
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Vale-transporte

Público: colaboradores

  1. Benefício destinado a todos os colaboradores em regime CLT de trabalho e estagiários.
  2. Pode ser solicitado e cancelado a qualquer momento pelo colaborador, respeitando as datas de corte. A solicitação deverá ser realizada presencialmente no Insper Pessoas.
  3. Os créditos são disponibilizados na última semana do mês.
  4. Há o desconto de 6% do salário bruto para quem opta pelo benefício, limitado ao valor total de utilização.
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Previdência privada

Público: colaboradores

  1. Destinado aos colaboradores de regime CLT e contratos indeterminados. A adesão é opcional.
  2. Para realizar a adesão, é necessário o preenchimento do formulário, no qual é possível escolher o produto que irá investir, percentuais de desconto e regime tributário.
  3. O desconto ocorre mensalmente na folha de pagamento.
  4. O Insper realiza o aporte no mesmo valor da contribuição mensal do colaborador.
  5. Todos os colaboradores que aderirem à previdência privada serão inclusos no seguro de vida exclusivo da Bradesco Vida e Previdência.
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Vale-refeição / alimentação

Público: colaboradores

  1. O benefício está disponível a todos os colaboradores em regime CLT de trabalho e estagiários.
  2. O colaborador poderá optar por vale-refeição (utilizados em restaurantes) ou vale-alimentação (supermercados).
  3. O valor é de R$ 29,28 por dia, considerando 22 dias úteis.
  4. Em caso de perda, entre em contato com a Central de Atendimento para bloqueio e solicite a segunda via pelo e-mail do Ipessoas ou aplicativo.
  5. Em caso de roubo, apresente B.O. para isenção da taxa.
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Acesse a intranet.
Auxílio creche

Público: colaboradores

  1. Reembolso referente aos gastos com creche ou babá para crianças de até 24 meses, dos colaboradores pais e mães
  2. O valor do reembolso é de R$ 544,00 (por filho). Veja na tabela como solicitar o reembolso.

Tabela com 6 passos

Saiba Mais!
Para a realização do processo de reembolso, acesse a intranet.
Ícone vermelho de um conjunto de pessoas formando um diagrama de um documento central

Treinamento e Desenvolvimento

Bolsa de estudos interna e externa
Curta duração

Público: gestores e equipes

Atenção, não inicie o processo sem antes conversar com seu gestor!
  1. Preencher o formulário de Solicitação de Bolsa Interna.
  2. Recolher a assinatura do Gestor, Diretor da área, Insper Pessoas e Coordenador do Curso.
  3. Entregar o formulário à área do Insper Pessoas (10 dias antes) e aguardar autorização por e-mail.
  4. Preencher o Formulário de Admissão.
  5. Aguardar contato do NOCAN para orientação sobre o envio dos documentos para matrícula.
  6. Preencher, assinar e realizar o upload da documentação no site do curso.
  7. Efetivar a matrícula junto ao time de Atendimento ao Aluno.

Para mais informações, acesse a intranet

Longa duração

Público: Gestores e equipes

Atenção, não inicie o processo sem antes conversar com seu gestor!
  1. Preencher o formulário de Solicitação de Bolsa Interna e Termo de Compromisso .
  2. Recolher a assinatura do Gestor, Diretor da área, Insper Pessoas e Coordenador do Curso.
  3. Entregar o formulário à área do Insper Pessoas (20 dias antes) e aguardar autorização por e-mail.
  4. Aguardar contato do NOCAN para orientação sobre o envio dos documentos para matrícula.
  5. Preencher o formulário de admissão.
  6. Acessar a página do curso e preencher o formulário de inscrição.
  7. Fazer o download e upload da documentação ou via e-mail do NOCAN candidato@insper.edu.br
  8. Pagamento e realização do teste online – aguardar resultado!
  9. Agendamento e realização das entrevistas.

Para mais informações, acesse a intranet


Bolsa de estudo externa

Público: Gestores e equipes

Atenção! Não inicie o processo sem antes conversar com seu gestor! É necessário começar o processo com 90 dias de antecedência do início do curso
  1. Verificar com o gestor se o curso desejado está previsto em orçamento.
  2. Consultar o Insper Pessoas para saber se a instituição escolhida atende os requisitos estipulados pelo Insper.
  3. Em caso negativo, informar o Insper Pessoas o contato do departamento de contas a receber da instituição pretendida, para firmar o termo de parceria.
  4. Preencher os formulário de Solicitação de Bolsa Externa e Termo de Compromisso de Bolsa Externa.
  5. Intermediar o contato do departamento de contas a pagar da instituição com o Insper Pessoas.
  6. Aguardar a validação jurídica do contrato de ambas instituições – Prazo: 30 dias.
  7. Aguardar contato do Insper Pessoas para a efetivação da matrícula.
  8. Efetivar a matrícula junto à instituição de ensino.
  9. Colaborador e gestor programam mensal o pagamento dos boletos referente ao Insper.

Para mais informações, acesse a página de bolsa de estudos

Catálogo de aprimoramento

Público: equipes

  1. Desenhar seu plano de desenvolvimento com a inclusão dos temas de cursos escolhidos para seu desenvolvimento profissional e validar com seu gestor.
  2. Consultar se os cursos escolhidos estão disponíveis no Catálogo de Aprimoramento ou no portfólio de programas da escola.
  3. Caso o curso não esteja disponível no Insper, consultar seu gestor para analisarem a possibilidade de inclusão no orçamento de cursos externos.
  4. Caso o curso esteja disponível no Insper, realizar o procedimento de inscrição na intranet ou conforme procedimento de bolsa de estudos.
  5. Programe sua agenda para comparecer nos cursos ou treinamentos que se inscreveu.
  6. Após realizar o curso, aplicar no dia a dia os conhecimentos adquiridos.
  7. Sinalizar o curso realizado na Avaliação de Desempenho do ano vigente.

Para mais informações, acesse a intranet

Ícones laranja de um gráfico de colunas crescente

Carreira e Remuneração

Etapas do ciclo de Gestão de Pessoas

Público: gestores e equipes

  1. Definição dos desafios do ano:
    • Obtenção de comprometimento;
    • Definição de metas individuais ;
    • PID – Plano Individual de Desenvolvimento.
  2. Desenvolvimento:
    • Acompanhamento e feedback;
    • Afirmação, reforço e conscientização.
  3. Avaliação de Desempenho:
    • Avaliação de Desempenho;
    • Desempenho: metas e iniciativas relevantes;
    • Competências: Insper.
  4. Devolutiva e Reconhecimento:
    • Efetivação das movimentações e programa de prêmios.
Sobre o Ciclo…
O Ciclo de Gestão de Pessoas é composto por quatro etapas complementares que são tratadas com base em um calendário previamente definido. A execução deste ciclo é suportada por políticas específicas e respectivos instrumentos.
Ícone cinza escuro de um documento com checklist

Conformidade

FOPAG (folha de pagamento)

Público: colaboradores e docentes

  1. O pagamento do salário é realizado uma única vez no mês e ocorre no último dia útil do mês. Caso essa data ocorra no final de semana ou feriado, o pagamento é antecipado para o dia útil anterior.
  2. Qualquer alteração ou solicitação de pagamento deve ser comunicado ao Insper Pessoas, na data disponível na intranet.
  3. O pagamento é realizado somente para a conta do Banco Itaú, da própria titularidade do colaborador.
  4. Pagamento de 13º salário
    • 1º parcela em novembro
    • 2º parcela em dezembro

Tabela Folha de pagamento graduação e pós-graduação

Ponto eletrônico

Público: colaboradores

O registro de ponto é uma ferramenta fundamental para o controle adequado da jornada de trabalho, assegurando que todas as horas trabalhadas sejam registradas adequadamente.
  1. Informações sobre as marcações no espelho de ponto:
    • O registro diário do ponto deve ser feito pelo próprio funcionário, por meio da biometria no relógio físico ou pelo Portal de Pessoas.
    • O fechamento mensal do ponto ocorre entre os dias 15 a 14 de cada mês.
    • As aprovações finais pelos gestores ocorre todo dia 15 de cada mês.
    • Os trabalhos extraordinários não poderão ultrapassar de 2 horas diárias.
    • Caso ultrapasse as 2 horas diárias, a partir da 3ª hora seguinte, o pagamento será feito como hora extra, na folha de pagamento do mês correspondente.
    • Conforme Acordo Coletivo, a cada 4 meses no ano (abril, agosto e dezembro) realizamos o pagamento do banco de horas do período acumulado em folha de pagamento.
    • As horas de trabalhos excedentes à jornada diária serão contabilizadas para o banco de horas.
Saiba Mais!
Acesse a intranet.
Férias

Público: colaboradores

As férias devem ser concedidas após 12 meses de contrato CLT.
  1. Alinhar com o gestor o melhor período para usufruto de férias.
  2. Cadastrar a sugestão de férias no Portal de Pessoas.
  3. Prazo mínimo de solicitação via portal de RH: 45 dias de antecedência.
  4. Solicitação da primeira parcela do 13º a partir de fevereiro.

Formas de francionamento do período de férias:

Sem Fracionamento Com Fracionamento
Gozo 30 20 20+10 15+15 10+20 15+5 5+15
Abono** 0 10 0 0 0 10 10
RPA

Público: autônomos

  1. O responsável pela contratação do serviço irá solicitar nome completo, e-mail e CPF para o pré-cadastro no sistema de pagamento de autônomo.
  2. Você receberá um e-mail automático com login e senha para acesso ao sistema.
  3. Ao acessar o sistema, você deve finalizar o cadastro.
  4. Essa é a pré-condição de pagamento. Caso o cadastro não seja efetuado, o pagamento ficará pendente até a regularização da situação.
  5. A partir do dia 11, você será notificado por e-mail a acessar o sistema e gerar o RPA, que fica disponível para emissão somente entre os dias 11 e 18. Expirado o prazo descrito, o RPA fica bloqueado e só pode ser gerado no mês seguinte.
  6. Caso você recolha INSS em outra fonte pagadora, informe o valor da contribuição no sistema e encaminhe a declaração ao Insper Pessoas.
  7. Caso tenha cadastro junto à Prefeitura para isenção do ISS, encaminhe o comprovante de inscrição.
  8. Gere o RPA e confira a descrição do serviço, o valor bruto e as tributações aplicadas.
  9. Após validar o documento, envie junto com as declarações para ipessoas@insper.edu.br até o dia 19.
  10. Cumprindo os prazos e etapas mencionados, o pagamento é efetuado no último dia útil do mês.
Saiba Mais!
Acesse o Manual do autônomo disponível na intranet.
Empréstimo consignado

Público: colaboradores

Possuir conta corrente no banco Itaú.

Destinado para colaboradores contratados no regime CLT.

  1. Possuir no mínimo seis meses de casa.
  2. Não estar cumprindo aviso prévio.
  3. As parcelas não podem ultrapassar 30% da renda líquida.
  4. Desconto efetuado em folha de pagamento.
  5. A simulação do empréstimo consignado é realizada pelo App ou diretamente com o banco e todas as aprovações são realizadas as sextas-feiras até o final do expediente.
Saiba Mais!
Acesse a intranet.
Atestados e abonos

Público: colaboradores

  1. Em casos de abonos referentes a afastamentos ou ausências, enviar as documentações abaixo ao Insper Pessoas:
    • Falecimento: Certidão de Óbito;
    • Casamento: Certidão de Casamento;
    • Nascimento: Certidão de Nascimento
    • Doação de Sangue: Declaração médica;
    • Acidente de Trabalho e Doença: Atestado médico.
Ocorrido Referente Abono
Falecimento cônjuge, pai, mãe, filho(a), companheiro(a) e dependente juridicamente reconhecido 9 dias corridos
Falecimento irmão, netos, avós e sogro 3 dias corridos
Nascimento filhos 10 dias corridos
Casamento colaborador 9 dias corridos
Doação de sangue colaborador 1 dia a cada 12 meses
Vestibular colaborador Período em que está prestando
Serviço militar colaborador Período em que está servindo
Juízo Tempo de comparecimento
Acidente de trabalho colaborador Conforme previsão médica
Eleição – Convocação colaborador Dobro dos dias de convocação
Doença colaborador Conforme previsão médica
Consulta médica ou exames complementares período de gestação cônjuge/companheira 2 dias corridos
Consulta médica filhos de até 6 anos 1 dia por ano
Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
Público: colaboradores
*Destinados a colaboradores contratados no regime CLT.

  1. Ao sofrer o acidente de trabalho ou percurso, informe o seu gestor imediatamente. Ele é responsável por comunicar a equipe do Insper Pessoas.
  2. A equipe do Insper Pessoas entrará em contato para entender os detalhes do acidente e emitir a CAT, caso necessário. 
  3. Em seguida a equipe de segurança emitirá o relatório de investigação de acidentes.
  4. Em caso de afastamento, enviar o atestado original ao Insper Pessoas.
  5. Em caso de afastamento superior a 15 dias, consultar o card “Afastamento INSS” para mais informações.
Caso não esteja apto ao retorno de suas atividades e tenha alterações no término do afastamento, informe o seu gestor e o Insper Pessoas imediatamente.
Afastamento INSS

Público: colaboradores

  1. Motivo

Tem ou teve afastamento do trabalho superior a 15 dias, por motivo de doenças ou acidentes profissionais.

  1. Procedimentos

Agendamento junto à Previdência: por meio do site ou ligar para o número 135.

  1. Documentos necessários para realizar o agendamento:
    • Identidade e CPF.
    • Carteira de Trabalho – CTPS.
    • Laudos e atestados originais médicos deverão ser apresentados para que o médico do trabalho possa consultá-los.
    • Declaração contendo a data do último dia trabalhado (Retirar no Ipessoas).
    • Após a data do último dia trabalhado, a perícia precisa ser agendada em até 30 dias.
Períodos de desligamento
Público: gestores
Para realizar o desligamento do colaborador:

  1. Preencha o comunicado de desligamento com no mínimo uma semana de antecedência.
  2. Para o momento do desligamento, reserve uma sala para terem privacidade. Seja claro e objetivo na conversa.
  3. Passe a palavra para o IPessoas, para que ele possa seguir com a entrevista de desligamento e orientar o ex-colaborador sobre os próximos passos.
  4. Combine com o ex-colaborador o momento para se despedir dos colegas e retirar seus pertences da mesa.
Saiba Mais!
Acesse a intranet ou entre em contato com o Insper Pessoas ipessoas@insper.edu.br.

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