Mídias Sociais Insper


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Você tem acessado os perfis do Insper nas Mídias Sociais? Em nossos canais, temos compartilhado um conteúdo dinâmico, diariamente atualizado com novidades e com tudo o que acontece no dia a dia da escola.

Nessa entrevista, Piero Caique, analista da área de Comunicação e Eventos, traz informações sobre os perfis dos públicos, além de dicas sobre como podemos extrair o melhor das redes para construir relacionamento com nossos seguidores.

Insper em Números 2020

Insper em Números

Conexão Insper: os diferentes perfis de redes em que estamos presentes atualmente demandam estratégias específicas?

WhatsApp Image 2020-08-28 at 12.24.21Piero: cada rede social tem uma série de particularidades voltadas ao perfil dos públicos ao conteúdo e aos formatos aceitos por cada plataforma.

Vamos iniciar pelo exemplo do Instagram. A rede reúne um público mais jovem, assim como o Tik Tok e o Twitter, com abertura para interações e comunicações mais leves e informais no dia a dia. São redes extremamente dinâmicas e, para manter a audiência do público, precisamos de uma rotina de publicações bastante dinâmica.

No caso do Instagram, a rede tem necessidade de dois formatos diferentes de arquivos para publicação: os verticais, para os Stories, e os quadrados para o feed.

No caso dos stories, percebemos uma grande demanda por vídeos com personalidades do Insper, gravados em vertical contando com a funcionalidade do “arraste para cima”, que permite linkar os assuntos às páginas com informações específicas.

O Linkedin também permite a publicação de Stories e feed, mas é uma rede com perfil mais sério. Sem o “arraste para cima”, os vídeos têm a possibilidade de fazer links apenas com um clique. No feed, a rede pede um conteúdo mais formal e focados em estudos e trocas profissionais. Ou seja, o vídeo produzido para Instagram não pode ser publicado no Linkedin.

CI: para interação com o público, essa estratégia de diferenciação de perfis também é válida?

Piero: nosso tom de voz para conversas nas redes sociais com nossos públicos é o mesmo para todas. As pessoas precisam sentir coerência ao nos contatar por diferentes canais. O Insper é o Insper, independentemente do local por onde é feito o contato.

Pensando nos perfis de público, essa persona tem algumas adaptações, como o uso de emojis e gifs para as redes com perfis mais joviais. Já para o Linkedin esse uso de figuras de linguagem não é tão livre.

CI: qual a forma de gerar maior interação e impacto no público?

Piero: temos percebido um retorno muito positivo sobre os vídeos publicados. A média de visualizações nos últimos 10 dias para cada vídeo foi de 2,8 mil. Essa é uma marca importante para nós, pois percebemos que a audiência para esse formato de conteúdo vem aumentando consideravelmente.

As pessoas que não conhecem a escola no dia a dia podem ter uma conexão maior com o Insper, tendo a percepção do quanto priorizamos nossos professores, colaboradores e alunos ao transmitir as mensagens.

Outro ponto que percebemos bastante interesse dos públicos são os momentos dedicados aos colaboradores. Campanhas como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dicas Culturais costumam ajudar a aumentar a audiência nos finais de semana. Também temos muitos colaboradores do Insper que são seguidores, por isso, em alguns momentos utilizamos a rede para falar sobre campanhas internas, como ações do Programa Pulsação, protocolo de retorno e outros assuntos que tenham relevância para nosso público interno.

CI: posso fazer um post citando o Insper nas redes sociais?

Piero: sim, as marcações são sempre muito bem-vindas. Temos vários professores e colaboradores que nos apoiam na produção de conteúdos que, eventualmente, são até respostados em nossos perfis. É sempre interessante priorizar ações do dia a dia, como aulas diferenciadas, convidados na escola, projetos de relevância, enfim, tudo que possa reforçar nossas ações positivas e ajudando a narrar a história do Insper.

CI: e como funciona a programação de publicações no Youtube?  

Piero: todos os nossos conteúdos de vídeos estão publicados nesse canal. No caso dos webinars, as gravações ficam disponíveis em até 24h.

Essa é a rede do Insper que mais cresceu em números de seguidores nos últimos meses.  Vale a pena sempre estar atendo às publicações e compartilhar os conteúdos mais interessantes nas suas redes particulares.

CI: como vocês aplicam o conceito de acessibilidade nas redes sociais do Insper?

Piero: nossa equipe está sempre atenta às recomendações sobre acessibilidade digital. Como exemplo para essas ações, podemos citar nossos vídeos que são sempre legendados para incluir em nossa audiência as pessoas com deficiências auditivas. Além disso, estamos com um projeto em andamento para descrição das fotos publicadas. A ideia é trazer a utilização da #pracegover, que possibilitará o acesso por meio de softwares de leitura.

CI: Eu gostaria de enviar conteúdo para publicação nas redes. Quais os canais que posso usar?

Piero: vocês podem enviar as sugestões pelo e-mail comunicacao@insper.edu.br

E se você quiser ver a entrevista na íntegra, acesse a Live do Insper Pessoas.

 

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