Com que frequência você limpa a sua caixa de entrada de e-mails e limpa os arquivos acumulados no seu celular?
Arquivos armazenados que não têm mais utilidade, como fotos duplicadas, backups desnecessários e documentos esquecidos em pastas remotas no seu celular, tablet ou notebook são exemplos de lixo digital.
Cada dado armazenado consome mais energia e, à medida que a demanda aumenta, é necessário construir mais data centers, expandir redes de telecomunicações e produzir novos equipamentos. E o que podemos fazer?
É possível reduzir o acúmulo de lixo digital e, ao mesmo tempo, contribuir para a redução da pegada de carbono global. Confira algumas dicas:
- Limpeza regular de arquivos: delete arquivos obsoletos, esvazie a lixeira e revise a pasta de downloads — isso é um bom começo.
- Arquivos duplicados: você pode utilizar ferramentas de identificação de arquivos duplicados para encontrar arquivos que ocupam espaço sem necessidade.
- E-mails não lidos e obsoletos: limpe regularmente sua caixa de entrada e arquivos antigos de e-mails, principalmente aqueles com arquivos anexados.
- Cuidado com backups automáticos: verifique suas configurações de backup; muitas vezes, criamos múltiplas cópias de um mesmo arquivo sem perceber.
A mudança de hábito é fundamental para reduzir o lixo digital e o consumo de energia necessário para manter disponíveis esses dados sem utilidade.
Vamos juntos mudar e reduzir a pegada de carbono global?
Falar sobre lixo digital é uma ação da Infra e Cybersegurança.
Em caso de dúvidas, entre em contato: ciberseguranca@insper.edu.br
Infra e Cybersegurança
#SomosInsper