É tempo de festejar, mas sem descuidar da saúde e de potenciais situações de perigo. Por isso, preparamos algumas dicas para você aproveitar o melhor do Carnaval de forma consciente.
DICAS DE SAÚDE
Roupas confortáveis
Use roupas e calçados confortáveis para curtir a festa. Tecidos com poliéster na composição ou calçados apertados, com salto, novos e muito quentes geram desconforto.
Protetor solar
Para se prevenir da exposição ao sol, não esqueça do protetor solar. Proteja todas as áreas que estarão expostas. O ideal é aplicar protetor de fator 30 antes de sair e reaplicá-lo a cada 2 horas.
Bebidas: muita água
O consumo de água é fundamental. Nos bloquinhos, leve sua garrafa de água e a reabasteça sempre que possível.
O consumo de bebida alcóolica deve ser cuidadoso: beba com moderação e lembre-se de intercalar com o consumo de água para evitar desidratação.
Algumas bebidas energéticas têm alto teor de cafeína, o que pode causar insônia e comprometer o descanso do corpo. A combinação de cafeína e bebida alcoólica não recomendada. Se consumidas em excesso, aumentam o risco de arritmias e palpitações cardíacas, além de piorar os sintomas de gastrite.
Maquiagem
O Carnaval é a temporada oficial do glitter e de muita maquiagem, mas é necessário cuidado: se provocar irritação na pele, pode ser sinal de alergia.
O glitter merece atenção especial: caso caia nos olhos, pode causar graves lesões. Se isso acontecer, lave os olhos com água, soro fisiológico ou lubrificante ocular. Se você não conseguir remover totalmente o produto, procure atendimento médico e não coce os olhos.
Lembramos que a maquiagem é algo individual. Evite compartilhar objetos como pincéis e esponjas. Utensílios e maquiagens podem ser um meio de transmissão de doenças. Produtos utilizados no olho, por exemplo, podem transmitir conjuntivite.
Descanse
A privação de sono está relacionada a alterações de humor, cansaço, indisposição e dificuldade de concentração. Celebre e aproveite esses dias, mas descansar também faz parte da festa.
DICAS DE SEGURANÇA
Roubo/furto do celular
Cuidado com o seu celular ao curtir bloquinhos. Além do prejuízo financeiro, há o risco de sequestro ou perda de dados importantes.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP- SP), durante o Carnaval de 2023 foram registrados 3.486 furtos e roubo de celulares. O número pode ser ainda maior, já que cada boletim de ocorrência pode indicar o roubo ou furto de mais de um aparelho.
Como se proteger?
- Cuidado onde você guarda o celular: é comum no Carnaval participar de eventos com aglomeração. Por isso, evite deixar seu celular em lugares de fácil acesso, como bolsos, e tenha muita atenção ao utilizar bolsas e pochetes com zíper grande;
- Evite golpes os clássicos do Carnaval, como o “golpe do abraço” ou o “golpe do beijo”. A dinâmica é geralmente a mesma: uma pessoa se aproxima e distrai a vítima enquanto outra furta o celular;
- Ative senhas de bloqueio e permita que a tela fique ativa por pouco tempo. Assim você evitará o furto de seus dados caso o celular seja levado com a tela desbloqueada;
- Anote o IMEI do aparelho em local seguro. Com o código em mãos você poderá solicitar o bloqueio do seu número;
- Ative a geolocalização;
- Apague ou arquive aplicativos com informações sensíveis
- Diminua o limite diário de transações bancárias.
Dica importante!
Baixe o aplicativo Celular Seguro: lançado em janeiro pela Anatel. O APP permite comunicar de forma ágil o furto ou roubo do celular.
Festas e phishing
Empresas patrocinadoras oficiais do Carnaval seguem regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e não entram em contato para ofertar ou solicitar algo. Desconfie do contato inadequado de empresas, como mensagens por WhatsApp ou mensagens com link.
Fraudes no cartão
Há diversos golpes envolvendo cartões de débito e crédito. Fique atento a:
- Troca do cartão:
Acontece em pagamentos realizados direto na maquininha. Fique atento ao digitar a senha e ao receber seu cartão de volta, pois são nesses momentos que o golpe acontece. Preste atenção no visor da máquina para que a sua senha não fique aparente ao digitar. Ao receber o cartão de volta, confira seus dados, porque esse tipo de golpe termina com a devolução de um cartão similar ao utilizado pela vítima. Caso o vendedor informe que precisa passar o cartão novamente, desconfie. - Aproximação duvidosa:
É aconselhável diminuir o valor diário permitido para pagamentos por aproximação. Se possível, cancele essa opção. Ambientes com aglomeração facilitam esse golpe, bastando apenas que a maquininha fique perto da vítima em potencial. Guarde seu cartão em um local seguro, não o deixe solto em bolsos ou na bolsa.
Respeito nunca sai de moda!
Desde 2018 está em vigor a Lei 13.718, que criminaliza os atos de importunação sexual e divulgação de cenas de estupro, nudez, sexo e pornografia. A pena para as duas condutas pode variar de 1 a 5 anos de prisão. A importunação sexual foi definida em termos legais como a prática de ato libidinoso contra alguém sem a sua anuência “com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”.
O passo mais importante é a conscientização da população sobre importunação sexual. Em um mundo ideal, nenhuma medida seria necessária, porém listamos algumas dicas de como curtir o Carnaval sem assédio:
Golpes da bebida
Mantenha a atenção ao seu copo ou a garrafa e não aceite bebida de estranhos. Essas ocasiões são oportunidades para aplicarem o “boa noite cinderela” ou outra substância que deixe você desorientada (o).
Amigos e amigas por perto sempre
Mantenha seu grupo próximo. Antes de chegar ao bloco, marque um ponto de encontro para o caso de alguém se perder ou se afastar. O mesmo vale para o deslocamento: evite voltar para casa desacompanhada (o) de pessoas de sua confiança, seja no transporte público, em carro de aplicativo ou a pé.
Como denunciar
Se você presenciar ou for vítima de importunação sexual, seguem aqui os canais de denúncia:
- 180 – Central de Atendimento à Mulher
- 190 – Polícia Militar
- Chamando a guarda municipal da sua cidade
Aproveite a festa!