As trajetórias existem para transmitir aos colaboradores como ocorrem os processos de gestão de pessoas na escola, orientando sobre diferentes temas e trazendo elementos importantes que juntos formam o nosso Jeito Insper.
Lembre-se que este é um documento interno e exclusivo para pessoas que integram a Comunidade Insper. |
Definição
Am.bi.en.ta.ção
(Substantivo Feminino)
1. Ato ou efeito de ambientar ou ambientar-se
2. Adaptação ao novo ambiente
3. Acomodação aos usos e costumes de um ambiente diferente
|
O que significa ambientação no Insper?
É um momento nosso, realizado com o apoio do Insper Pessoas para ampliar o conhecimento sobre as áreas, permitindo integração e compreensão das relações de interdependência no cotidiano, além de contribuir com o senso de pertencimento.
Acreditamos que esses encontros são fundamentais para uma adaptação mais rápida ao ambiente, pois estimulam as parceiras internas, facilitam o contato com a nossa cultura e trazem clareza sobre a estrutura e as responsabilidades.
|
A quem se aplica e em que tempo?
A ambientação no Insper iniciou em 2007 e foi relançada com um novo formato em 2018, aplicando-se a todos os colaboradores técnicos administrativos independente do cargo ocupado ou do tempo de casa.
Para os colaboradores, é importante que se dê prioridade à realização das ambientações com as áreas que possuem interface direta com a função exercida, contribuindo com o processo de entendimento da correlação das atividades e das pessoas de contato. Elas podem ser definidas com o apoio do gestor ou de outras pessoas da equipe, contando sempre com o Insper Pessoas.
Sugerimos que esses encontros se deem nos primeiros 04 meses de casa, pois contribuirão diretamente na construção dos vínculos de trabalho e no entendimento sobre a dinâmica da escola. Ao final desse período, o novo integrante da Escola será convidado para uma Entrevista de Acompanhamento com o Insper Pessoas e nos contar a sua impressão sobre a chegada no Insper.
Àqueles que mudaram de área, podem aproveitar-se da mesma dinâmica, por entendermos que também se trata de uma adaptação.
E para todos nós, além das áreas de trato direto, podemos conhecer também aquelas de interesse ou que passaram por mudanças recentes, ajudando na ampliação e atualização sobre a disposição da escola. Elas podem ser sugeridas pelo gestor, por colegas da equipe, pelo Insper Pessoas ou de maneira espontânea pelo próprio colaborador.
Essas ambientações podem ser realizadas ao longo do período de trabalho, contribuindo com a compreensão dos diferentes papéis existentes e a integração com pessoas de diferentes áreas.
|
|
E o que levamos em consideração para organizar o processo?
Para que as ambientações ocorram, é fundamental a cooperação das áreas e das pessoas envolvidas:
Insper Pessoas: definir agenda bimestral com as áreas; disponibilizar as informações em parceria com Marketing e Conteúdo; fornecer orientação para as áreas; dar suporte aos colaboradores no decorrer da execução; realizar a entrevista de acompanhamento e posterior feedback ao gestor.
Gestores: incentivar os colaboradores da sua equipe a participarem dos encontros; na chegada do novo colaborador, seja de fora ou de outra área, alinhar as expectativas de como a pessoa pode aproveitar esta oportunidade.
Áreas: disponibilizar agenda bimestral; ter um ou dois responsáveis pelo processo; preparar o material necessário e reservar uma sala de reunião, caso necessário; garantir que as informações relevantes da área estejam contempladas; realizar as ambientações conforme as orientações; solicitar insight para que os participantes possam trazer a visão sobre o encontro.
Novos e Atuais colaboradores: inscrever-se via sistema para as ambientações com as interfaces diretas da sua área e àquelas em que tiver interesse; participar das reuniões; responder aos insights solicitados; acessar as apresentações disponíveis na intranet.
|
Como funciona o agendamento e a lista de inscritos?
O Insper Pessoas disponibiliza a agenda atualizada e cada colaborador faz a sua inscrição nas ambientações desejadas. Para isso, acesse o link de agendamento disponível na página da Trajetória Insper na intranet:
Em seguida, insira seus dados pessoais e selecione a área de interesse de acordo com a agenda. Automaticamente, será enviado um convite para a agenda do Outlook confirmando a sua inscrição.
Caso tenha algum imprevisto e não consiga participar, lembre-se de cancelá-la no próprio convite.
A lista de participantes ficará sempre disponível no NOC para que as áreas saibam quem serão os participantes e, para acessar, basta seguir as orientações abaixo:
1. Acesse o sistema NOC
2. Insira os seus dados de usuário e senha padrão do Insper
3. No Menu, acesse “Formulário Unificado de Eventos”
4. Clique em “Relatórios” e em “Relação de Ambientações Agendadas”
5. Selecione a “Área”, a “Data” do evento e “Exibir Relatório”
Importante: caso queira exibir todas as áreas, basta selecionar “todos” e, para todas as datas, selecione o campo “nulo”.
|
Ficou com dúvidas?
Você pode conhecer a trajetória de ambientação com mais detalhes aqui.
Além disso, sabemos que os documentos não substituem o contato pessoal. Fique à vontade para falar com a equipe no Insper Pessoas ou enviar um e-mail para ipessoas@insper.edu.br e tirar suas dúvidas.
|