Projeto de Monografia, Monografia e Banca Examinadora – LLMs


1.1.              Obrigatoriamente:

a)       Para turmas de LL.M. ingressantes a partir do ano de 2012;

b)       Para alunos que reingressarem no programa, conforme item 1.4. deste manual.

 

Importante: Os alunos que ingressaram até 2011 e não optaram pela nova regra, deverão seguir pelo processo original de sua grade curricular (projeto de monografia corrigido por professor conselheiro ou professor orientador e banca obrigatória). Lembrando que todos os alunos tiveram a oportunidade para migrar para o novo processo, através de preenchimento de formulário específico, enviado pela Coordenação Acadêmica.

 

1.2.             Disciplina: Ética e Metodologia do Trabalho Científico

a)       Entre 05 e 10 páginas digitadas

b)       TEMA – descrição, contextualização, problematização e delimitação

c)       LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO – mínimo 15 obras/artigos/bases

 

Importante: Os alunos que ingressaram até 2011 e não optaram pela nova regra, não possuem a disciplina “Ética e Metodologia do Trabalho Científico” em sua grade curricular, portanto, não são obrigados a apresentar o pré-projeto.

 

1.3.             Projeto de Monografia

a)         Máximo 20 páginas digitadas;

b)         Tema: introdução, atualidade, relevância, contextualização, problematização, delimitação, justificativa e objetivo;

c)         Proposta de sumário;

d)         Metodologia;

e)         Plano/Cronograma de trabalho;

f)          Referências (de acordo com normas da ABNT);

g)         Obras complementares (levantamento bibliográfico – mínimo 30 obras/artigos/bases – de acordo com normas da ABNT);

h)         Nome completo do aluno, mini CV (até 10 linhas) e dados completos.

 

 

Importante: Os alunos que ingressaram até 2011 e não optaram pela nova regra, são matriculados na disciplina Projeto de Monografia, devendo ao final do trimestre entregar fisicamente e protocolar o Projeto de Monografia junto ao Atendimento ao Aluno. Esse material é corrigido e posteriormente disponibilizado ao aluno com anotações e orientações. Uma nota é atribuída ao Projeto de Monografia através do portal Blackboard. O projeto de monografia deverá ter como base o modelo disponível no Portal da Biblioteca Telles, podendo conter mais itens a critério do aluno, mas não superando o limite máximo de 20 (vinte) páginas digitadas. Caso o projeto de monografia se refira a tema não relacionado ao curso frequentado pelo aluno, será automaticamente reprovado, independentemente da qualidade do projeto.

 

1.4.             Monografia I e II (02 trimestres após final da grade curricular)

a)         Mínimo de 30 e máximo de 50 páginas (excluídos elementos pré e pós-textuais) Excepcionalmente, nos casos em que a monografia for indicada para apresentação em banca examinadora, ela poderá conter mais do que 50 páginas, mas com o limite máximo de 200 páginas.

b)         Seguir “Arquivo Modelo” disponibilizado pela Biblioteca Telles

c)         Capa e elementos pré-textuais (folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos,  e resumo em português, palavras-chave, listas de siglas/abreviaturas/tabelas/figuras e sumário)

d)         Introdução, desenvolvimento em capítulos e subcapítulos e conclusão.

e)         Referências (segundo regras da ABNT)

f)          Apêndice / Anexos

 

Importante: Os alunos que ingressaram até 2011 e não optaram pela nova regra, são matriculados em Monografia I e Monografia II sem necessariamente terem concluído a grade e atingido a média global, dependendo apenas da disponibilidade das oferta das disciplinas.

 

Ao final da disciplina Monografia II, o aluno deve entregar fisicamente e protocolar a Monografia junto ao Atendimento ao Aluno, lembrando que o trabalho deverá apresentar o mínimo de 100 e máximo de 200 páginas (excluídos elementos pré e pós-textuais).  O depósito da Monografia pode ser realizado mesmo que aluno não possua pendências acadêmicas (Exs.: pendência com relação à aprovação nas disciplinas cursadas, ou não atingiu a Média Global).

 

Após entrega da monografia, o aluno terá sua banca examinadora designada, e sua nota será  computada após a banca. Se reprovado na banca examinadora, no trimestre seguinte o aluno será matriculado novamente na disciplina “Monografia II”, e um novo plano de pagamento será gerado.

 

1.5.             Hipóteses, composição e incentivos para banca examinadora.

a)         A critério do professor orientador e com a anuência do próprio aluno;

b)         Quando aluno for reprovado na avaliação de sua monografia (nota abaixo de 6,0). Neste caso, aluno reapresentará monografia para nova avaliação e após aprovação, orientador deverá encaminhar aluno para Banca;

c)         Quando aluno estiver fazendo dupla titulação (dois programas de LL.M.) dentro do prazo regulamentar de cada programa.

 

 

a)         Possibilidade de publicação do trabalho pelas editoras parceiras do Insper Direito

b)      Caso não tenha recebido qualquer penalidade por infração ao Código de Ética e Conduta do Insper, participação no “Prêmio Insper Direito” (mérito acadêmico) que, a partir de 2013, homenageará os 04 (quatro) melhores alunos dos programas de LL.M. do Insper naquele ano, um para cada programa.

d)      Possibilidade
de participação de processos de bolsa de estudos no exterior, conforme parcerias firmadas pelo Insper

e)      Possibilidade de participação de conselhos e comitês internos cuja composição requeira a presença de ex-alunos

f)       Possibilidade de participação de futuras bancas examinadoras de monografias do Insper Direito; e

g)      Possibilidade de participar, como palestrante, em eventos, aulas e cursos a serem organizados pelo Insper.

 

Importante: Os alunos que ingressaram até 2011 e não optaram pela nova regra, participam obrigatoriamente da banca examinadora.

1.6.             Apresentação e Defesa da Monografia.

Serão matriculados na disciplina optativa “Banca Examinadora” os alunos que devem apresentar e defender a sua monografia, conforme critérios anteriormente apresentados.

 

O trâmite dos trabalhos das bancas examinadoras seguirá as seguintes formalidades:

 

 

 

 

a)       Análise sobre pertinência, atualidade e aplicabilidade do tema;

b)       Conteúdo do trabalho, seu desenvolvimento e conclusão;

c)       Coesão e coerência das ideias apresentadas e adequação a exigência do curso de pós-graduação;

d)       Adequação do conteúdo e do assunto proposto com o projeto da monografia e a monografia apresentada;

e)       Adequação, coesão e coerência na defesa de seus argumentos nas respostas à arguição oral dos examinadores e na apresentação realizada;

f)        Aspectos formais do trabalho escrito (uso adequado de citações, formatação, uso correto do vernáculo e aspectos gramaticais etc.);

g)       Utilização de exemplos práticos e de análise de casos recentes aplicáveis;

h)       Enfoque multidisciplinar;

i)         Pesquisa em obras estrangeiras e nacionais de relevância; e

j)         Capacidade de pesquisa e organização do aluno.

 

Cada professor atribuirá uma nota de 0,0 (zero) a 10 (dez) para o aluno, valendo a média aritmética entre as 03 (três) notas conferidas.

 

Será aprovado o aluno que obtiver nota total da monografia igual ou superior a 6,0 (seis), e a nota final do aluno será divulgada pelo presidente da banca examinadora em seguida, lavrando-se a respectiva ata e colhendo-se as assinaturas necessárias na ata e na via encadernada da monografia que deverá ser depositada no Insper.

 

Em caso de reprovação, o aluno deverá solicitar a prorrogação de apenas 30 (trinta) dias para reapresentação da monografia. O aluno poderá solicitar a prorrogação uma (01) única vez, mediante pagamento de taxa (disponível na Tabela de Preços, no Portal do Aluno).

 

Importante: Os alunos que ingressaram até 2011 e não optaram pela nova regra, participam obrigatoriamente da banca examinadora.

 Clique no link abaixo para consultar o fluxo do Trabalho de Conclusão de Curso do Insper Direito.

Fluxo LLM de Trabalho de Conclusão de Curso

 

 


Linkedin
Facebook
Twitter
Youtube
FlickR