1.1. Obrigatoriamente:
a) Para turmas de LL.M. ingressantes a partir do ano de 2012;
b) Para alunos que reingressarem no programa, conforme item 1.4. deste manual.
Importante: Os alunos que ingressaram até 2011 e não optaram pela nova regra, deverão seguir pelo processo original de sua grade curricular (projeto de monografia corrigido por professor conselheiro ou professor orientador e banca obrigatória). Lembrando que todos os alunos tiveram a oportunidade para migrar para o novo processo, através de preenchimento de formulário específico, enviado pela Coordenação Acadêmica.
1.2. Disciplina: Ética e Metodologia do Trabalho Científico
- Disciplina obrigatória, integrante do módulo não jurídico, disponível sempre no 5º trimestre da grade;
- Carga horária: 15 horas (5 aulas de 3 horas cada);
- Ministrantes: Professores Conselheiros do Programa e com eventual participação de representante da Biblioteca Telles, representante de nossas editoras parceiras, de ex-alunos que publicaram seus trabalhos e dos professores orientadores;
- Objetivo da disciplina: apresentar aos alunos, de uma forma prática e interativa, as questões éticas e operacionais para pesquisa e redação em um curso de pós-graduação lato sensu. Serão passadas aos alunos todas as informações necessárias a esse que é um requisito essencial para a obtenção dessa titulação, segundo o MEC, estimulando e orientando ao aluno a iniciar seu projeto de pesquisa dentro das melhores práticas e seguindo princípios éticos e regras metodológicas;
- Pré-projeto – Trata-se da prova final da disciplina “Ética e Metodologia do Trabalho Científico”;
- Objetivo – aluno precisa demonstrar que escolheu um tema de seu interesse, atual, provocativo e com aplicabilidade prática, relacionado ao curso escolhido, bem como contém os seguintes requisitos:
a) Entre 05 e 10 páginas digitadas
b) TEMA – descrição, contextualização, problematização e delimitação
c) LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO – mínimo 15 obras/artigos/bases
- O aluno está sujeito à aprovação, devendo refazer a disciplina integralmente, caso seja reprovado no Pré-projeto.
Importante: Os alunos que ingressaram até 2011 e não optaram pela nova regra, não possuem a disciplina “Ética e Metodologia do Trabalho Científico” em sua grade curricular, portanto, não são obrigados a apresentar o pré-projeto.
1.3. Projeto de Monografia
- Disponível no 7º trimestre – último trimestre da grade;
- Tem como pré-requisito a aprovação na disciplina “Ética e Metodologia do Trabalho Científico”;
- Com a ajuda do professor orientador, aluno desenvolverá seu pré-projeto até o final da parte presencial do seu curso, podendo até mudar seu tema, desde que de acordo com as recomendações do professor orientador. O desenvolvimento do projeto seguirá dinâmica a ser acordada com o professor orientador e de acordo com o grau de maturidade acadêmica do próprio aluno, em especial suas experiências anteriores na elaboração de trabalhos científicos e na medida da sua particular necessidade;
- Data de entrega: conforme data publicada no site da Biblioteca Telles e entrega realizada através do Blackboard; até 23h59min;
- Conteúdo mínimo obrigatório do projeto:
a) Máximo 20 páginas digitadas;
b) Tema: introdução, atualidade, relevância, contextualização, problematização, delimitação, justificativa e objetivo;
c) Proposta de sumário;
d) Metodologia;
e) Plano/Cronograma de trabalho;
f) Referências (de acordo com normas da ABNT);
g) Obras complementares (levantamento bibliográfico – mínimo 30 obras/artigos/bases – de acordo com normas da ABNT);
h) Nome completo do aluno, mini CV (até 10 linhas) e dados completos.
- Aluno está sujeito à aprovação. No trimestre seguinte, os alunos aprovados e reprovados em Projeto de Monografia serão matriculados na disciplina Monografia I.
- Os alunos reprovados em Projeto de Monografia terão a oportunidade de obter a aprovação do projeto durante o trimestre em que estiver matriculado em Monografia I.
- A nota obtida pelo aluno em Projeto de Monografia será replicada na disciplina Monografia I.
- Caso o aluno reprovado na disciplina Projeto de Monografia não consiga a aprovação do seu Projeto na disciplina Monografia I, ele será rematriculado automaticamente na disciplina Projeto de Monografia, juntamente com a próxima turma de seu programa. Lembrando que esse novo ciclo poderá ocorrer tantas vezes quantas forem possíveis, dentro do prazo total de conclusão do Programa, arcando com os respectivos custos.
Importante: Os alunos que ingressaram até 2011 e não optaram pela nova regra, são matriculados na disciplina Projeto de Monografia, devendo ao final do trimestre entregar fisicamente e protocolar o Projeto de Monografia junto ao Atendimento ao Aluno. Esse material é corrigido e posteriormente disponibilizado ao aluno com anotações e orientações. Uma nota é atribuída ao Projeto de Monografia através do portal Blackboard. O projeto de monografia deverá ter como base o modelo disponível no Portal da Biblioteca Telles, podendo conter mais itens a critério do aluno, mas não superando o limite máximo de 20 (vinte) páginas digitadas. Caso o projeto de monografia se refira a tema não relacionado ao curso frequentado pelo aluno, será automaticamente reprovado, independentemente da qualidade do projeto.
1.4. Monografia I e II (02 trimestres após final da grade curricular)
- Aluno será matriculado em Monografia I, independendo da sua aprovação ou não do projeto.
- Caso tenha sido aprovado em Projeto de Monografia, o aluno não deverá realizar nenhuma entrega, apenas terá orientação para finalização da sua monografia.
- Somente os alunos aprovados na Disciplina de Ética e Metodologia do Trabalho Científico, Projeto de Monografia e Monografia I, poderão avançar na disciplina Monografia II.
- Conteúdo mínimo obrigatório da monografia:
a) Mínimo de 30 e máximo de 50 páginas (excluídos elementos pré e pós-textuais) Excepcionalmente, nos casos em que a monografia for indicada para apresentação em banca examinadora, ela poderá conter mais do que 50 páginas, mas com o limite máximo de 200 páginas.
b) Seguir “Arquivo Modelo” disponibilizado pela Biblioteca Telles
c) Capa e elementos pré-textuais (folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, e resumo em português, palavras-chave, listas de siglas/abreviaturas/tabelas/figuras e sumário)
d) Introdução, desenvolvimento em capítulos e subcapítulos e conclusão.
e) Referências (segundo regras da ABNT)
f) Apêndice / Anexos
- Data de entrega: conforme data publicada no site da Biblioteca Telles e entrega realizada através do Blackboard, até 23h59min;
- Depósito e correção serão realizados através do sistema Blackboard;
- Aluno está sujeito à aprovação, devendo reapresentar a monografia em caso de reprovação.
Importante: Os alunos que ingressaram até 2011 e não optaram pela nova regra, são matriculados em Monografia I e Monografia II sem necessariamente terem concluído a grade e atingido a média global, dependendo apenas da disponibilidade das oferta das disciplinas.
Ao final da disciplina Monografia II, o aluno deve entregar fisicamente e protocolar a Monografia junto ao Atendimento ao Aluno, lembrando que o trabalho deverá apresentar o mínimo de 100 e máximo de 200 páginas (excluídos elementos pré e pós-textuais). O depósito da Monografia pode ser realizado mesmo que aluno não possua pendências acadêmicas (Exs.: pendência com relação à aprovação nas disciplinas cursadas, ou não atingiu a Média Global).
Após entrega da monografia, o aluno terá sua banca examinadora designada, e sua só nota será computada após a banca. Se reprovado na banca examinadora, no trimestre seguinte o aluno será matriculado novamente na disciplina “Monografia II”, e um novo plano de pagamento será gerado.
1.5. Hipóteses, composição e incentivos para banca examinadora.
- Banca será realizada somente em três casos:
a) A critério do professor orientador e com a anuência do próprio aluno;
b) Quando aluno for reprovado na avaliação de sua monografia (nota abaixo de 6,0). Neste caso, aluno reapresentará monografia para nova avaliação e após aprovação, orientador deverá encaminhar aluno para Banca;
c) Quando aluno estiver fazendo dupla titulação (dois programas de LL.M.) dentro do prazo regulamentar de cada programa.
- Banca será composta pelo professor orientador, um professor do programa e um professor convidado.
- Incentivos:
a) Possibilidade de publicação do trabalho pelas editoras parceiras do Insper Direito
b) Caso não tenha recebido qualquer penalidade por infração ao Código de Ética e Conduta do Insper, participação no “Prêmio Insper Direito” (mérito acadêmico) que, a partir de 2013, homenageará os 04 (quatro) melhores alunos dos programas de LL.M. do Insper naquele ano, um para cada programa.
d) Possibilidade
de participação de processos de bolsa de estudos no exterior, conforme parcerias firmadas pelo Insper
e) Possibilidade de participação de conselhos e comitês internos cuja composição requeira a presença de ex-alunos
f) Possibilidade de participação de futuras bancas examinadoras de monografias do Insper Direito; e
g) Possibilidade de participar, como palestrante, em eventos, aulas e cursos a serem organizados pelo Insper.
Importante: Os alunos que ingressaram até 2011 e não optaram pela nova regra, participam obrigatoriamente da banca examinadora.
1.6. Apresentação e Defesa da Monografia.
Serão matriculados na disciplina optativa “Banca Examinadora” os alunos que devem apresentar e defender a sua monografia, conforme critérios anteriormente apresentados.
O trâmite dos trabalhos das bancas examinadoras seguirá as seguintes formalidades:
- Instalação por parte do Presidente da Mesa, que fará a saudação a todos os presentes (aluno, examinadores e plateia);
- O aluno fará uma apresentação pessoal e de sua da monografia no prazo máximo de 15 (quinze) minutos, podendo utilizar qualquer meio de apresentação disponível. O aluno poderá, ainda, distribuir erratas, adendos, e demais materiais que julgar necessário aos examinadores nesse momento, esclarecendo a sua pertinência e utilidade;
- Cada examinador apresentará suas questões e comentários ao aluno dentro do prazo de 15 (quinze) minutos cada. Para cada examinador, o aluno terá 15 (quinze) minutos para responder, podendo utilizar de material de apoio para tal. A ordem de senioridade na apresentação das questões deverá ser respeitada, devendo o coordenador ou professor do Insper Direito que porventura estiver na mesa presidir os trabalhos e dar a palavra prioritária para o examinador convidado;
- Terminado o ciclo de perguntas, o aluno e a plateia deverão se retirar da sala para a deliberação da banca examinadora. Esta será soberana da sua decisão, contra a qual não caberá qualquer recurso. Serão levados em consideração os seguintes aspectos na avaliação do aluno:
a) Análise sobre pertinência, atualidade e aplicabilidade do tema;
b) Conteúdo do trabalho, seu desenvolvimento e conclusão;
c) Coesão e coerência das ideias apresentadas e adequação a exigência do curso de pós-graduação;
d) Adequação do conteúdo e do assunto proposto com o projeto da monografia e a monografia apresentada;
e) Adequação, coesão e coerência na defesa de seus argumentos nas respostas à arguição oral dos examinadores e na apresentação realizada;
f) Aspectos formais do trabalho escrito (uso adequado de citações, formatação, uso correto do vernáculo e aspectos gramaticais etc.);
g) Utilização de exemplos práticos e de análise de casos recentes aplicáveis;
h) Enfoque multidisciplinar;
i) Pesquisa em obras estrangeiras e nacionais de relevância; e
j) Capacidade de pesquisa e organização do aluno.
Cada professor atribuirá uma nota de 0,0 (zero) a 10 (dez) para o aluno, valendo a média aritmética entre as 03 (três) notas conferidas.
Será aprovado o aluno que obtiver nota total da monografia igual ou superior a 6,0 (seis), e a nota final do aluno será divulgada pelo presidente da banca examinadora em seguida, lavrando-se a respectiva ata e colhendo-se as assinaturas necessárias na ata e na via encadernada da monografia que deverá ser depositada no Insper.
Em caso de reprovação, o aluno deverá solicitar a prorrogação de apenas 30 (trinta) dias para reapresentação da monografia. O aluno poderá solicitar a prorrogação uma (01) única vez, mediante pagamento de taxa (disponível na Tabela de Preços, no Portal do Aluno).
Importante: Os alunos que ingressaram até 2011 e não optaram pela nova regra, participam obrigatoriamente da banca examinadora.
Clique no link abaixo para consultar o fluxo do Trabalho de Conclusão de Curso do Insper Direito.
Fluxo LLM de Trabalho de Conclusão de Curso