Havendo indícios de infração ao Código de Ética e Conduta, o docente ou qualquer outro membro da comunidade do Insper deve encaminhar ao Apoio Acadêmico da Pós Graduação Lato Sensu as possíveis evidências materiais, bem como seu relato por escrito para abertura do processo. Durante o decorrer do processo até a sua finalização as notas do(s) aluno(s) envolvido(s) não são divulgadas.
O Apoio Acadêmico da Pós Graduação Lato Sensu convoca os envolvidos para reuniões de esclarecimentos. Neste ato, o aluno tem a oportunidade de prestar esclarecimentos e formalizar, de próprio punho, sua versão dos fatos.
O aluno deve responder a convocação dentro do prazo de 02 (dois) dias úteis. Caso o aluno não responda a convocação dentro desse prazo, ou não compareça a reunião de esclarecimentos, o processo correrá a sua revelia.
Todos os documentos e relatos são incluídos ao processo e encaminhados para julgamento dos Coordenadores Acadêmicos dos Programas de Pós Graduação Lato Sensu. É importante salientar que o processo julgado pelos Coordenadores Acadêmicos, excetuando o Coordenador do programa ao qual o aluno está matriculado, sendo posteriormente endossada pela Diretoria da Pós Graduação Lato Sensu.
Uma vez definido o resultado do processo pelos Coordenadores Acadêmicos, o Apoio Acadêmico da Pós Graduação Lato Sensu convoca novamente os alunos envolvidos para a divulgação da decisão. Como resultado do processo, o indício pode ser julgado procedente e o aluno recebe uma Notificação de Infração ao Código de Ética e Conduta.
Caso o indício seja julgado improcedente, o aluno terá sua avaliação corrigida normalmente e não receberá notificação de infração ao Código de Ética e Conduta.
Para as infrações por Desonestidade Intelectual, além da notificação por escrito, o aluno será reprovado na disciplina em questão, independendo do percentual que a atividade em questão represente na avaliação geral da disciplina e também das notas atribuídas pelo docente em todas as outras avaliações da disciplina.
Uma única notificação por escrito por infração ao código de Ética e Conduta, dependendo da gravidade do ato, pode levar a julgamento do Comitê Acadêmico para possível desligamento.
É importante ressaltar que 02 (duas) notificações por escrito por infrações ao Código de Ética e Conduta levam a julgamento Comitê Acadêmico para possível desligamento.
Os Alunos que receberam qualquer notificação de infração ao Código de Ética e Conduta da Faculdade não poderão receber menções honrosas de mérito acadêmico.