Rematrícula
De 08/01 a 06/02/2015, o Apoio Acadêmico realizará o processo de rematrícula dos alunos da Graduação para 2015-1. Eles serão automaticamente matriculados nas disciplinas que deverão cursar em 2015-1, conforme processo descrito no Manual de Procedimentos Acadêmicos.
A renovação da matrícula (rematrícula) será efetivada, desde que não haja débitos anteriores, após o pagamento do boleto (vencimento em 25/01/2015) referente a 2015-1. Alunos com débitos em relação aos semestres anteriores deverão regularizar a pendência financeira por meio de quitação ou acordo financeiro para que o boleto da rematrícula seja gerado.
Importante: NÃO informar a turma para os alunos antes da quitação do boleto de rematrícula.
Alunos que desejam cursar 8 disciplinas ou DP com DP-linha deverão solicitar a matrícula no Aluno Online até 06/02/2015, de acordo com o calendário acadêmico Conforme contrato de prestação de serviços educacionais, os ajustes financeiros referentes às solicitações dos alunos (requerimento para cursar 8 disciplinas, para cursar DP com DP linha, dentre outros) serão realizados a partir da efetivação da matrícula nas disciplinas requeridas, na próxima parcela a ser enviada por remessa pelo financeiro.
O prazo de regularização da rematrícula pelos alunos encerra-se em 06/02/2015, porém podem ser liberadas as rematrículas para alunos adimplentes, sem a necessidade de autorização do Apoio Acadêmico, até o dia 27/02/15. Pedidos de rematrícula após esse prazo deverão ser direcionados ao MultiInsper, para que seja preenchido requerimento com as devidas justificativas, para análise da Coordenação Acadêmica.
A eventual não renovação da matrícula implicará abandono de curso e respectiva desvinculação do aluno ao Insper.
Reabertura
Para retornar ao curso em 2015-1, após o período de trancamento, o pedido de reabertura de matrícula deve ser formalizado pelo aluno via Aluno Online de 08/01 a 06/02/2015, conforme calendário acadêmico. Pedidos de reabertura após esse prazo deverão ser direcionados ao MultiInsper, para que seja preenchido requerimento com as devidas justificativas, para análise da Coordenação Acadêmica.
Conforme o Manual de Procedimentos Acadêmicos, no momento da reabertura, será realizada a análise curricular para verificar se o aluno deverá adaptar-se à matriz curricular vigente e será traçado um plano de estudos específico pelo Apoio Acadêmico.
Trancamento Total
O trancamento total de matrícula (em todas as disciplinas) somente é possível após o aluno ter cursado no mínimo um semestre.
O aluno que não pretende cursar 2015-1, deverá solicitar o trancamento, via Aluno Online, de 08/01 a 09/03/2015. Alunos com débitos deverão regularizar a pendência financeira, por meio de quitação ou acordo financeiro, para que o pedido de trancamento seja deferido.
Conforme Regimento Interno, o tempo máximo de trancamento de matrícula é de dois semestres letivos, consecutivos ou não.
O aluno que estiver com a matrícula trancada por um semestre e não solicitar a sua reabertura terá o trancamento renovado automaticamente por mais um semestre.
O aluno que não formalizar a reabertura de matrícula após dois semestres de trancamento será desligado do curso e terá seu vínculo com a graduação encerrado.
Pedidos de trancamento fora do prazo deverão ser direcionados ao MultiInsper, para que seja preenchido requerimento com as devidas justificativas, para análise da Coordenação Acadêmica.
No caso de Intercâmbio, após aprovação no processo, o aluno deve requerer seu trancamento de matrícula para intercâmbio preenchendo a solicitação pelo Aluno Online.
Trancamento Parcial
O trancamento parcial de disciplinas somente é possível ao aluno que estiver cursando dependências juntamente com as disciplinas regulares do período subsequente. Ou seja, é possível trancar todas as disciplinas regulares de um período para cursar apenas as dependências. O trancamento parcial não é contabilizado para o limite máximo de semestres que os alunos podem trancar o curso, pois continuam com vínculo na Graduação no semestre solicitado.
O trancamento parcial de disciplinas deverá ser solicitado, via Aluno Online, de 08/01 a 09/03/2015. Pedidos de trancamento fora do prazo deverão ser direcionados ao MultiInsper, para que seja preenchido requerimento com as devidas justificativas, para análise da Coordenação Acadêmica.
Em caso de dúvidas, procurar os seguintes responsáveis:
Apoio Acadêmico
Sandra Tiba (Ramal 2710) ou Rafael Bertoni (Ramal 2519)