Rematrícula
De 02 a 10/07/2013, o Apoio Acadêmico realizará o processo de rematrícula dos alunos da Graduação para 2013-2. Os alunos serão automaticamente matriculados nas disciplinas que deverão cursar em 2013-2, conforme processo descrito no Manual de Procedimentos Acadêmicos.
A renovação da matrícula (rematrícula) será efetivada, desde que não haja débitos anteriores, após o pagamento do boleto (vencimento em 25/07/2013) referente a 2013-2. Alunos com débitos em relação aos semestres anteriores deverão regularizar a pendência financeira por meio de quitação ou acordo financeiro para que o boleto da rematrícula seja gerado.
Alunos que desejam cursar 8 disciplinas ou DP com DP-linha deverão solicitar a matrícula até 02/08/2013, conforme Calendário Acadêmico. Conforme contrato de prestação de serviços educacionais, os ajustes financeiros referentes às solicitações dos alunos (requerimento para cursar 8 disciplinas ou para cursar DP com DP linha, entre outros) serão realizados, a partir da efetivação da matrícula nas disciplinas requeridas, na próxima parcela a ser enviada por remessa pelo financeiro.
O prazo de regularização da rematrícula pelos alunos encerra em 02/08/2013, conforme Calendário Acadêmico. Pedidos de rematrícula fora do prazo deverão ser direcionados ao Apoio Acadêmico, com a devida justificativa apresentada pelo aluno, para análise da Coordenação Acadêmica.
A eventual não renovação da matrícula implicará abandono de curso e respectiva desvinculação do aluno ao Insper.
Reabertura
Para retornar ao curso em 2013-2, após o período de trancamento, o pedido de reabertura de matrícula deve ser formalizado pelo aluno via requerimento on line de 02/07 a 02/08/2013, conforme Calendário Acadêmico. Pedidos de reabertura fora do prazo deverão ser direcionados ao Apoio Acadêmico, com a devida justificativa apresentada pelo aluno, para análise da Coordenação Acadêmica.
Conforme Manual de Procedimentos Acadêmicos, no momento da reabertura, será realizada a análise curricular para verificar se o aluno deverá adaptar-se à matriz curricular vigente e será traçado um plano de estudos específico pelo Apoio Acadêmico.
Trancamento Total
O trancamento total de matrícula (em todas as disciplinas) somente é possível após o aluno ter cursado no mínimo um semestre.
O aluno, que não pretende cursar 2013-2, deverá solicitar o trancamento via requerimento on line de 02/07 a 02/08/2013. Alunos com débitos em relação aos semestres anteriores deverão regularizar a pendência financeira por meio de quitação ou acordo financeiro para que o pedido de trancamento seja deferido.
Conforme Regimento Interno, o tempo máximo de trancamento de matrícula é de dois semestres letivos, consecutivos ou não.
O aluno que estiver com a matrícula trancada por um semestre e não solicitar a sua reabertura terá o trancamento renovado automaticamente por mais um semestre.
O aluno que não formalizar a reabertura de matrícula após dois semestres de trancamento será desligado do curso e terá seu vínculo com a graduação encerrado.
Pedidos de trancamento fora do prazo deverão ser direcionados ao Apoio Acadêmico, com a devida justificativa apresentada pelo aluno, para análise da Coordenação Acadêmica.
No caso de Intercâmbio, após aprovação no processo, o aluno deve requerer seu trancamento de matrícula preenchendo formulário próprio no Atendimento ao Aluno.
Trancamento Parcial
O trancamento parcial de disciplinas somente é possível ao aluno que estiver cursando dependências juntamente com as disciplinas regulares do período subsequente. Ou seja, é possível trancar todas as disciplinas regulares de um período para cursar apenas as dependências.
O trancamento parcial de disciplinas deverá ser solicitado via requerimento on line até 05/09/2013. Pedidos de trancamento fora do prazo deverão ser direcionados ao Apoio Acadêmico, com a devida justificativa apresentada pelo aluno, para análise da Coordenação Acadêmica.
Em caso de dúvidas, procurar os seguintes responsáveis:
Apoio Acadêmico
Fernanda Felix (Ramal 2537) ou Juliana Batista (Ramal 2519)