Conexão Insper – Institucional


Nova Linguagem no Insper Conhecimento

O Insper Conhecimento está em fase de reformulação. Com as mudanças, o portal passa priorizar as produções acadêmicas, facilitando o acesso as pesquisas relevantes e de impacto à sociedade. O conteúdo será apresentado no formato de reportagem especiais, com infográficos e análises para o leitor.

Responsável pelo Insper Conhecimento desde 2013, Fernanda Buischi explica o objetivo dessa mudança: “O objetivo é que Insper Conhecimento deixe de ser uma vitrine do que a escola está fazendo para ser um serviço dedicado à sociedade. No futuro, queremos que o portal seja uma referência na busca por conteúdos acadêmicos”, explica Buischi.

Na operação, Fernanda Buischi conta o apoio da pesquisadora Isabela Furtado, que auxilia na seleção das pesquisas e revisão das matérias, e com o jornalista Vinicius Mota, secretário de redação do jornal Folha de S. Paulo, que realiza a consultoria do processo de transformação editorial e da linguagem jornalística. Mota contribui na seleção dos temas das pautas, análise da mensuração dos resultados e sugestões de jornalistas para redigir as reportagens.

“Estamos recrutando jornalistas temporários, especializados em análise de dados ou com experiência em pesquisa científica. Buscamos profissionais que saibam traduzir essa linguagem acadêmica para jornalismo, sendo capazes de fazer a leitura dos dados e transformar em infográficos. Com o programa em jornalismo, a expectativa é que os alunos da pós-graduação absorvam as produções dos conteúdos, uma espécie de laboratório do curso”.

Questionada sobre quando vamos acompanhar as primeiras matérias, a coordenadora do projeto revela que os testes já estão em andamento. “Até o final do ano teremos reportagens com os temas: imigração, educação, parceria público e privada e mobilidade urbana”.

Linha do Tempo

Integrado à área de Marketing e Conteúdo, o Insper Conhecimento foi criado em 22 de novembro de 2011,  inspirado nos portais das escolas de negócios americanas, Harvard Working Knowledge e Insead Knowledge. O objetivo era disponibilizar todo conteúdo relacionado às atividades de conhecimento da instituição.

Equipe

 

 fer vinicius isa-furtado
 Fernanda Buischi, coordenadora do Insper Conhecimento  Vinicius Mota, consultor do projeto Insper Conhecimento  Isabela Furtado, pesquisadora do Insper Conhecimento

Nosso site está de cara nova

capa do site

O site novo já está disponível!

Uma navegação mais simples, leve e funcional. Essas foram as inspirações que orientaram a criação da nova versão do site insper.edu.br.

“Muita coisa mudou na internet entre 2012, quando nosso site anterior foi criado, e os dias de hoje. Foi neste período que cresceu o conceito de site responsivo, que se adapta automaticamente ao dispositivo do usuário. Originalmente, nossas páginas haviam sido pensadas para desktop, e não para navegação mobile, o que exigiu uma adaptação em 2014”, explica Mariana Souza, supervisora de Criação e Comunicação do Insper e responsável pelo projeto.

O processo de desenvolvimento durou aproximadamente 10 meses e envolveu representantes da Comunidade Insper.

WhatsApp Image 2018-09-28 at 13.27.22“No início deste ano, começamos um processo de discussão dos objetivos do nosso site. Para isso, fizemos entrevistas com alunos, professores, colaboradores e outros membros da comunidade Insper. Como resultado desses inputs, tornamos o site mais leve, atualizamos o design e navegação, além de deixá-lo 100% responsivo”, comenta Mariana Souza.

Em 2017, o site registrou 4 milhões de visitas e, neste ano, chegou a 3,5 milhões. Entre janeiro e setembro deste ano, 42% dos acessos ao site foram feitos por meio de dispositivos móveis, ou seja, tablets e smartphones.

Nosso site é a principal vitrine da escola, onde a maioria das pessoas tem o primeiro contato com o Insper, por isso, é fundamental que ele acompanhe a nossa evolução.


Linkedin
Facebook
Twitter
Youtube
FlickR