Conexão Insper | Fique por dentro do Insper


Compartilha!

Dica boa é dica compartilhada!

E nesteCapturar5 mês, o Luan dos Santos, da área de Sistemas, é quem traz uma indicação bem legal! Gostaria de compartilhar uma dica sobre uma hamburgueria que abriu há pouco tempo, aqui pertinho do Insper na Rua Casa do Ator, 353. A BurgerShop Brasil tem um ambiente muito agradável e um cardápio com opões tradicionais, veganas, pratos com carne e salada. Há um combo (que muda de acordo com o dia) com preço diferenciado e exclusivo para alunos e colaboradores Insper, além das promoções no horário de happy hour. Espero que gostem da dica.

 



Organograma

Você sabe como a área de Compras trabalha?

A nossa área de Compras foi criada em janeiro de 2017 para atender às demandas dos cursos de Engenharia. Aos poucos, a equipe foi se organizando e se estruturando para abraçar outras áreas de escola e, hoje, atende também TI e a algumas necessidades das equipes de  Infraestrutura, da Biblioteca Telles, da Pós-Graduação, do RH, da Contabilidade e da Educação Executiva.

Multidisciplinar, a equipe está preparada para atender de forma completa as áreas clientes. No entanto, para organizar processos e demandas, o time tem algumas funções predefinidas:

– Marcos José Lua da Silva, gerente de compras – contratos;

– Amanda Modolo Dantas, analista pleno de compras – compras de TI e importações;

– Conrado Molina Silva, analista júnior de compras – pedidos relacionados à infraestrutura e operações;

– Anna Paula Tripoli, aprendiz – atividades operacionais.

Marcos Lua“Temos quatro pilares principais, que norteiam o nosso trabalho e a nossa missão como área que atende a escola: governança, com foco em compliance e processos transparentes; saving, a partir de negociações estruturadas; agilidade; e atender o cliente da melhor forma possível, agregando valor às compras que estão sob nossa responsabilidade”, explica Marcos Lua.

Com o objetivo de tirar as tarefas operacionais do foco das áreas que atende, o time busca centralizar as compras de forma mais organizada, fazendo uma varredura em todos os aspectos, visando à otimização do processo.

amandaOutra missão da equipe é ajudar a área cliente a perceber o que, de fato, precisa. Para isso, deve conhecer e entender o que está comprando. Só assim consegue oferecer a solução ideal, agregando valor à compra. “Quando temos uma ideia real do que eles desejam, conseguimos buscar as melhores condições. Trabalhamos em parceria e pensamos juntos para encontrar a alternativa mais adequada”, diz Amanda.

Entre os desafios da área, então os processos burocráticos das importações, que acontecem com grande frequência. De livros a equipamentos delicados da Engenharia, muitos itens ainda não existem no Brasil e precisam vir de fora. Além disso, a equipe lida não somente com produtos, mas também com serviços que envolvem mão de obra e diferentes tipos de contratos, como manutenção e consultoria.

molinaO time ressalta que Compras vem, cada vez mais, sendo reconhecida pelas áreas clientes como uma área estratégica, e não apenas operacional. “Eles vêm nos procurando também para resolver crises relacionadas às suas negociações”, afirma Conrado Molina.

 

A área está se organizando para os desafios do novo prédio e para, em um futuro próximo, abraçar outros segmentos da escola. “Nossa ideia é padronizar as compras, trabalhando em grande escala e trazendo grandes fornecedores, com padrão de qualidade único”, explica Marcos Lua.

No cotidiano da área, um dia nunca é igual ao outro. Cada compra é única e traz novos desafios. “Aqui não tem monotonia, nós compramos de agulha a robôs”, finaliza o gerente.

EQUIPE COMPRAS



Novo sistema para agendamento de salas promete agilizar processos

A partir de janeiro, a reserva das nossas salas de reunião do térreo e do 7° andar será feita de forma mais fácil e rápida. Hoje, o processo é controlado pela equipe da recepção do térreo, que tem até 24 horas para dar andamento às solicitações que são enviadas por e-mail. Com o novo sistema, ele será totalmente automatizado, agilizando os agendamentos e fazendo com que cada colaborador seja responsável pelo andamento completo da sua demanda.

A primeira etapa do projeto não envolverá salas de aula e espaços como anfiteatro, laboratório e auditório, que farão parte do segundo momento. Nestes casos, usando o próprio sistema, o colaborador deverá preencher um formulário com todas as informações necessárias para o andamento do pedido, como horário de início e término da utilização da sala, previsão de número de pessoas, motivo da reunião, público-alvo e necessidade de customização. Estes formulários, completos, facilitarão a continuidade do processo, evitando o retrabalho gerado pela falta de informações.

Print

Clique para ver uma prévia do sistema. Aqui, você verifica como ficará a tela principal dos agendamentos

Os feedbacks dos usuários serão fundamentais nos primeiros meses de utilização do sistema, etapa em que serão feitos possíveis ajustes. O desenvolvimento do projeto envolveu, durante dois meses, colaboradores de diferentes áreas, que ajudaram a definir as principais necessidades e gargalos que o sistema deveria atender depois de implementado.

“O agendamento das salas de forma manual é trabalhoso e toma um grande tempo da equipe. A segunda etapa do projeto deve facilitar também a resolução das solicitações mais complexas”, Ligia Aparecida Ferreira Neves, gerente de manutenção e serviços.

“Todas as informações, por mais simples que sejam, fazem diferença para a efetivação do agendamento e e-mails incompletos geram demora na conclusão da demanda”, Anderson dos Santos Silva, assistente de alocação de espaço físico.

“O uso do sistema pelos colaboradores vai agilizar muito o trabalho da equipe da recepção do térreo, que acumula diferentes responsabilidades além das reservas de salas”, Liciana Rodrigues Martins Peres y Peres, analista sênior de negócios.



Novo APP para alunos

Na última semana, a equipe de Criação e Comunicação (diretoria de Marketing e Conteúdo) em parceria com a equipe de TI (diretoria de Administração e Pessoas) lançaram a primeira versão do APP Insper. Com a ferramenta, os alunos terão acesso às plataformas da escola, com informações úteis para o dia a dia.

Conheça as funcionalidades:

E novas funcionalidades para os próximos meses, como:

WhatsApp Image 2018-09-28 at 13.27.22“Estamos recebendo muitos feedbacks positivos dos alunos. É um projeto muito importante para a escola, pois impacta diretamente em uma melhor experiência acadêmica” diz Mariana Souza, responsável pela área de Criação e Comunicação.

O projeto teve início em maio deste ano e contou com a participação de alunos, que ajudaram na criação e testes com o APP antes do lançamento, além de várias equipes como Sistemas, Apoios Acadêmicos da Graduação e da Pós-Graduação.

 


Linkedin
Facebook
Twitter
Youtube
FlickR