1º de dezembro – Dia Mundial de Luta Contra a AIDS


campanha_aids_cabecalho
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença provocada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Esse vírus ataca o sistema imunológico do doente e provoca uma alteração no mecanismo de defesa do corpo, ocasionando o surgimento mais frequente de doenças.

Nem sempre uma pessoa portadora do HIV está com AIDS. Dizemos que o paciente está com a doença apenas quando os sintomas surgem. Vale destacar que soropositivos podem viver vários anos sem desenvolver o problema, tendo uma vida praticamente normal.

 

Como surgiu a data
O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, comemorado no dia 1º de dezembro, foi estabelecido em 1987 pela Assembleia Mundial de Saúde (OMS) como uma forma de conscientizar a população sobre a doença.

Apesar de hoje a grande maioria das pessoas conhecer as formas de transmissão e entender que não existem grupos de risco, muito preconceito envolve os portadores de HIV. Sendo assim, a data funciona até hoje como uma forma de diminuir a discriminação e de quebrar muitas concepções erradas sobre a AIDS.

 

Uma luta também contra o preconceito

A AIDS pode ser transmitida através de relação sexual, contato com sangue contaminado pela transfusão ou compartilhamento de seringas, e da mãe para o bebê durante a gestação, parto ou aleitamento. Percebe-se, portanto, que um abraço, um beijo ou um carinho, por exemplo, não são responsáveis pela transmissão do vírus. Sendo assim, não há motivos para evitar o contato com os soropositivos. Além disso, é importante frisar que o HIV não escolhe suas vítimas pelo sexo, orientação sexual ou idade.


Linkedin
Facebook
Twitter
Youtube
FlickR